Azure key vault creation

Juliana Guamá
3 min readOct 29, 2020

--

As keys pertencem aos usuários e são intransferíveis. O mesmo é válido para users de serviço.

Quando precisamos ligar mais de uma cloud, como por exemplo a cloud da azure e o databricks, o acesso à recursos depende de fazer solicitar conexão aos recursos e passar os dados de acesso.

Para evitar que as senhas fiquem expostas, existe o key vault da azure que fornece uma camada de proteção contra a exposição de senhas.

Acessando o azure keys

no portal da azure :

buscando o serviço
Visão do serviço key vault

No caso da imagem anterior, não existe nenhuma key vault criada ainda. Esse post trata justamente do processo de criação de um vault, então vamos começar: clica no botão do meio “Create key vault”.

Passo 1: Key vault creation — Basics

Create key vault — open

Cada informação com um asterisco vermelho é uma informação obrigatória.

1- subscription: cada recurso nas clouds é associada à uma conta que paga pelo serviço. No meu caso, estou fazendo curso no azure e tenho uma conta gratuita que me permite usar alguns recursos, mas todos com limitações, claro. Então minha “conta pagadora” chama “Free trial”.

2- Resource group: além da conta pagadora, você pode ter um grupo de resource. Imagine uma empresa que tem uma única conta pagadora e um grupo de resources para dev, homologação e produção. Se você não tem nenhum resource, crie um.

resource creation

Edit: podia ter escolhido um nome melhor…

Passo 2: Key vault creation — Access policy

Aqui você está limitando o acesso do seu key vault, ou liberando ele para vários tipos de uso. Clique “enable” para cada acesso você quiser que o seu vault tenha.

o email foi apagado por uma ferramenta de alta complexidade para edição de imagem: paint

Passo 3: Key vault creation — Access policy

Aqui mais uma vez vai depender do tipo de acesso que você quer liberar para o seu key vault. Neste caso, é um exemplo didático, então deixei o acesso público, ou seja, qualquer network (no meu caso, qualquer cloud), pode acessar o vault.

Aqui já é possível revisar e criar o vault, ou acrescentar tags, como a imagem a seguir demonstra.

As tags vão servir como uma informação de contexto aberto. Enquanto os recursos geralmente são separados por grupos de desenvolvimento, homologação e produção, os serviços podem ser separados por times, setores, diretorias, etc. As tags podem indicar essa separação, ou deixar alguma anotação muito importante.

como sou eu e mim mesma, não tenho tags

Passo 4: Key vault creation — Review+create

Importante: só quando aparece “Validation passed” você está liberado para criar o recurso.

Validation dando certo

A validação falhar pode estar relacionada à varios problemas diferentes, como:

  • você não tem acesso para criar o vault
  • você não pode criar recursos na conta pagadora
  • você não pode criar recursos no grupo selecionado

No meu caso, deu certo. :)

Clica em “Create” e é isso. Recurso criado!

Feedbacks

Escreva seu feedback no post ou mande para o meu linkedin.

--

--

Juliana Guamá

Cientista de Dados que usa Python e R até para calcular a quantidade de pó que vai no café.